Vereadores de Telha pedem para intensificar o combate a focos de dengue e caramujo
Na sessão do último dia 11 de setembro, vereadores de Telha se reuniram para discutir e aprovar Projetos de Lei (PLs) em favor da comunidade do baixo São Francisco. Na ocasião, os parlamentares também se manifestaram, através de ofício, em fazer uma solicitação à Prefeitura que requisitasse equipes de dedetização ao Estado para intensificar o combate a focos do mosquito da dengue e caramujos, que estão se alastrando por todo o Município.
Após a abertura de 1ª sessão do dia, a presidente da Casa, Cláudia Dias (MDB) colocou em discursão o Projeto de Lei (PL) nº 13/2023, o qual altera o anexo I da Lei Municipal nº 289/ 2023. O PL, que já tinha sido apresentado, analisado e debatido entre os parlamentares, inclusive com a participação do secretário municipal de Governo José Nunes, voltou à plenária corrigido para sua votação final e aprovado por unanimidade.
Já na 2ª sessão da noite, foi apresentado o PL nº 14/2023, que aborda a “estimativa de receita e fixação de despesas orçamentárias anual para o Município de Telha para o exercício de 2024”. O Projeto chega à Casa para ser apresentado e analisado pelas comissões parlamentares. “O PL conta 15 artigos, mas vou lê aqui apenas o segundo para que vocês tenham noção da importância deste projeto: a receita total está estimada nos orçamentos fiscais da seguridade social já com suas devidas dedução legais”, explicou a vereadora Cláudia Dias.
Após a leitura da Ata, a presidente franqueou a palavra ao vereador Alex Eloy (MDB), que questionou o secretário José Nunes como andam as convocações dos candidatos que passaram no processo seletivo realizado pela Prefeitura. Imediatamente o secretário afirmou: “Ainda estamos em fase de habilitação, seguindo os parâmetros do Processo, onde alguns candidatos que passaram apresentaram suas documentações e estas precisam ser revistas para ver se estão todas conforme requer o edital. Mas acredito que até o dia 1º de outubro, faremos uma nova convocação”, detalhou, explicando que todo o trâmite está dentro do prazo previsto.
Antes do término do grande expediente, a presidente Cláudia Dias informou ao secretário municipal de Governo que está enviando um ofício a Prefeitura solicitando a intensificação no combate ao mosquito da dengue e também na proliferação do caramujo, que vem assolando muitas localidades do Município. A vereadora sugeriu que o prefeito requisitasse ao Estado equipes para combater tal mazelas que estão implicando na vida dos moradores da comunidade.
A sessão ainda contou com a presença do vice-presidente Francisco Vieira (MDB), do 1º secretário Ramos dos Santos (DEM), e da vereadora Josiely Alves (DEM). As sessões na Câmara Municipal de Telha acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 19h.