Vereadores de Telha apresentam indicações ao Executivo solicitando demandas da comunidade
Na sessão do último dia 31 de agosto, os vereadores da Câmara de Vereadores de Telha apresentaram indicações e projetos sobre demandas da comunidade. Entre os pedidos, mais iluminação pública e ações nas vias de trafego da cidade e povoados. Também foi reivindicado a contratação de um profissional coveiro, para atender as famílias telhenses.
Após a leitura da Ata pelo 1º secretário Ramon Santos (DEM), a presidente da Casa, Cláudia Dias (MDB) abordou as indicações que foram apresentadas pelos parlamentares, a pedido dos moradores da localidade. Entre as apresentadas, esteve a Indicação nº 03/2023, que solicita a implementação de iluminação em postes públicos na rua João Freire, localizada ao lado da antiga Cerâmica Amorim. A reivindicação para de moradores, que alegam a necessidade para trazer mais segurança ao local.
Também na noite foi apresentada a Indicação nº 04/2023, solicitando a construção de quebra-molas nas proximidades do trevo de acesso ao povoado São Pedro, na Rodovia SE/200, com o intuito de evitar corriqueiros acidentes que vem acontecendo no trecho. A Indicação parte da vereadora Joelma Feitosa (DEM), a pedido de famílias da localidade.
A Indicação nº 05/2023 solicita ao prefeito municipal a contratação de um profissional coveiro para atender as famílias carentes de Telha, que precisam enterrar seus entes familiares. Foi apresentado aos parlamentes que muitos moradores estão tendo dificuldades na hora do sepultamento, devido à falta de profissional para exercer a função. Foi relatado, durante a sessão, que algumas famílias chegam a desembolsar o valor de R$ 500,00 para que o procedimento seja feito.
PLs apresentados
Após as indicações, os vereadores focaram na apresentação dos Projetos de Lei (PLs). Dentre eles, o PL nº 012/ 2023, que aborda o Plano Municipal de Saneamento Básico de Telha. A matéria apresentada pelo Executivo foi aprovada em 1ª Sessão por todos os parlamentares e segue para análise das comissões julgadoras.
Também foi apresentado o PL de cooperação técnica nº 01/2023, de autoria do setor Jurídico da Câmara, com intuito de atender tramites burocráticos da Casa Legislativa.
Durante o espaço cedido a tribuna, o vereador Ramon Santos questionou o Poder Executivo pelo atraso no começo das aulas do 2º semestre na rede municipal de ensino. O parlamentar afirmou que solicitará, através de Câmara, uma manifestação do prefeito e do secretário municipal de Educação pelo motivo desses atrasos e que, devido a tal situação, as famílias telhenses estão sendo prejudicadas na alfabetização de suas crianças.
A plenária também contou com a presença do vice-presidente da Casa, Francisco Vieira (MDB). As sessões na Câmara Municipal de Telha acontecem todas as quintas-feiras, às 19h.
Data:
31/08/2023