Vereadores de Telha encerram trabalhos do 1º semestre com aprovação da LDO
Vereadores de Telha se reuniram na quinta-feira do último dia 22 para analisarem e colocarem em pauta a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024. Tal ordenamento, tem como base, aplicar as regras dos 78 artigos que regimentarão a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o mesmo ano. Depois da 1º votação, que aconteceu no último dia 15, o Projeto de Lei (PL) nº 005/2023 partiu para sua 2º votação na plenária legislativa.
Tivemos também, na mesma noite a presença do chefe da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Propriá, Cezar Freitas, que esteve na Câmara Municipal de Telha para apresentar os dados colhidos da população local no ano de 2022. Segundo o profissional, o intuito é apresentar números adequados para que os gestores e representantes municipais possam trabalhar com mais eficácia na aplicação de programas sociais e de saúde, planos de ação institucional e outras medidas que venha beneficiar a população.
Através de slides e de um vídeo técnico, o representante do IBGE mostrou como foi feito o trabalho em toda malha territorial do Município - tanto na zona urbana, quanto na rural - e como é realizado coleta de dados feitas pelos recenseadores para construção do Censo Demográfico. Cezar explicou para os presentes, que todos os dados são colhidos e colocados numa planilha, onde através de relatórios são analisados e definidos os números de cada área.